Sobre Paula Fernandes

Cantora e compositora, Paula Fernandes, nasceu em Sete Lagoas, em Minas Gerais no dia 28 de agosto de 1984. Começou a cantar ainda criança, aos 10 anos, lançou o primeiro disco independente, "Paula Fernandes". Nesta época, realizou shows em festas e em casas de espetáculos de sua cidade e arredores. Participou de programas de televisão e rádio para divulgar o trabalho. Em Sete Lagoas, Paula apresentou o programa de rádio "Criança Esperança" e a boa atuação a levou a participar de vários números autorais no programa "Paradão Sertanejo", da TV Band Minas.

Com 12 anos de idade, Paula Fernandes mudou com a família para São Paulo e foi contratada por uma companhia de rodeios, com a qual trabalhou durante cinco anos, viajando por todo o Brasil como cantora da trupe, o que lhe rendeu bastante experiência de palco, repertório e vida artística. Na mesma época, inspirada no sucesso da novela "Ana Raio e Zé Trovão", Paula lança seu segundo CD, "Ana Rayo", com repertório que priorizava o cancioneiro popular de raiz.

Aos 22 anos, Paula foi apresentada ao diretor Jayme Monjardim pelo produtor musical Marcus Viana, conhecido por criar trilhas sonoras de produções como as novelas "Pantanal" e "O Clone". O contato resultou na gravação da música "Ave Maria Natureza", uma versão da "Ave Maria" de Schubert, tema da novela "América", bastante executada na trama.

 Neste mesmo ano, Paula Fernandes lança seu terceiro CD, "Canções do Vento Sul", pelo selo Sonhos e Sons, com participação do grupo Sagrado Coração da Terra e do cantor Sérgio Reis, este na música "Sem Você". No álbum, Paula já mostrava sua diversidade artística, com temas que passavam pela MPB, música pop, country, sertanejo de raiz e pitadas de world music. O disco rendeu a Paula uma importante indicação ao Prêmio Tim de Música Brasileira de 2006, na categoria de Melhor Cantora Popular (júri popular e oficial).

Em 2008, Paula Fernandes foi contratada pela Universal Music, que apostou no talento da cantora mineira no CD "Pássaro de Fogo", com destaque para as músicas "Meu eu em você" e "Pássaro de Fogo".

No final de 2010, Paula Fernandes realiza um grande sonho e grava em São Paulo, no Estúdio Quanta, seu primeiro DVD. No repertório, canções do disco "Pássaro de Fogo" dividiram às atenções com músicas inéditas e participações especiais de grandes nomes da música brasileira como Leonardo, a dupla Victor e Leo, Marcus Viana e Almir Sater.

Paula Fernandes ao Vivo, lançado em janeiro de 2011, além de vender mais de 1 milhão e 700 mil cópias, reafirmou o talento e a vocação desta mineira que nasceu para brilhar!!!

Em maio de 2012, Paula lançou seu 6º CD, "Meus Encantos", que conta com a participação especial de Zé Ramalho e que em menos de uma semana, vendeu mais de 250 mil cópias.

Em 2013 lançou seu primeiro EP, e agora traz o seu segundo DVD - Multishow Ao Vivo- "Um Ser Amor", que teve tiragem inicial de 300.000 cópias em apenas 10 hs de lançamento, com um palco e um cenário de grandes dimensões com forte inclinação para os elementos da natureza, onde ela mesma diz que recarrega suas energias : "Preciso desses elementos próximos, me faz muito bem, além de ser outra proposta para o público de algo mais teatral e menas tecnologia." Conclui a cantora que revolucionou o mercado fonográfico provando que ainda é possível apostar nas vendas originais de CDs/DVDs.

Carreira internacional
Segundo Paula uma carreira internacional ainda não é o foco no momento, porém a cantora é requisitada por vários empresários no exterior. Sua Turnê Mundial já passou por diversos países europeus, americanos e africanos. Em 2012 Paula levou mais de 100.000 pessoas em um de seus shows em Portugal. A turnê Mundial dos "Meus Encantos" já passou pelas principais cidades europeias em 2012, e já em 2013 foi a vez dos Estados Unidos e também no continente africano onde Paula lotou todos as casas de shows e estádios de futebol em que se apresentou. Existem também uma grande expectativa para que Fernandes faça apresentações na Austrália e Argentina.

Em 27 de Julho de 2013, foi confirmado mais um país que receberá a Nova Turnê Internacional: Inglaterra com isso, o novo show de Paula Fernandes passará inicialmente pelo Brasil, Portugal, Luxemburgo e Inglaterra e já em 2014 tem a previsão para a expansão da nova turnê na Austrália, França e Argentina. .

No dia 31 de março de 2012, o canal fechado Multishow trasmitiu o show da Turnê Ao-Vivo para mais de 130 países, pela televisão e pela internet; o evento foi o mais comentado nas redes sociais chegando a ficar em primeiro lugar nos assuntos mais falados do twitter no mundo.

Ao todo Paula Fernandes tem uma carreira internacional solida, com duetos internacionais dentre eles o colombiano Juanes, a americana Taylor Swift, entre outros.

A Parceria de com Juanes e Swift rendeu e continua rendendo frutos positivos, por exemplo em dezembro de 2012, o cantor colombiano lançou a versão em espanhol de um single entitulado de 'Minha Vida És Tu' (minha vida é você, em português) com ele também Paula cantou em programas de televisão e em shows no Brasil. Em Rede Nacional Juanes disse: "Eu estou apaixonado por você" A declaração foi motivo de varias manchetes no dia seguinte, nos principais sites da internet. E com Taylor o dueto das duas rendeu os primeiros lugares durante meses nas rádios latino-americanas; As duas juntas desbancaram Adele na itunes no Brasil, ficando em primeiro lugar em downloads na web. O Clipe do single Long Live é um dos mais vistos no YouTube. Paula e Taylor cantaram juntas no Rio de Janeiro, o show foi transmitido em um especial da GVT.

Além de que em suas turnês internacionais já ter feito shows para mais de 500.000 pessoas fora do país, passando por mais de 10 países todos os anos, são eles Itália, Reino Unido, Suíça, Brasil, Portugal, Estados Unidos, Luxemburgo, Angola, Cabo Verde e Espanha.


Filantropia

Em maio de 2013, durante a passagens de sua turnê mundial pelo continente africano Paula Fernandes destinou parte dos arrecadamentos das apresentações à ações sociais em Angola e Cabo Verde. Segundo Fernandes, já fazia tempo que ela queria se apresentar em solo africano e quando surgiu o convite ela disse que só aceitaria se pudesse ajudar em alguma forma.

Paula se encantou com o povo africano que por sua vez se apaixonaram pela cantora, o resultado disso é que Paula Fernandes arrastou multidões para seus shows, e foi recebida com festa no hotel.

No Brasil, a cantora ajuda a manter uma ONG localizada em sua cidade natal, que usa a terapia com cavalos para auxiliar o avanço no quadro de pessoas com deficiências. A equoterapia utiliza os cavalos como forma de alcance dos objetivos terapêuticos. Ela exige a participação do corpo inteiro, músculos e articulações.

"Estas pessoas possuem uma sensibilidade incrível e conseguem melhoras impressionantes quando em contato com os cavalos, fiquei apaixonada por este projeto que, acima de tudo, consegue melhorar a qualidade de vida das pessoas com algum tipo de deficiência. Os olhos delas brilham com uma intensidade emocionante"
, diz Paula Fernandes.


Discografia


1993 = Paula Fernandes
LADO A
1. De Corpo e Alma
2. O Amor Faz a Vida Mais Gostosa
3.Vale do Rio Vermelho
4. Estou Aprendendo a Te Esquecer
5. Luar do Sertão

LADO B
1. Fale Comigo
2.Abraçada à Solidão
3. Sou Assim
4. Eu Preciso de Você Aqui
5. Filha de Caminhoneiro


1995 = Ana Rayo
.Sobre este álbum da cantora mineira pouco se sabe. Não há maiores informações disponíveis nos meios de comunicação, nem mesmo se sabe quais eram as faixas do CD. Foi lançado em 1995, inspirada no sucesso de “Ana Raio e Zé Trovão”, telenovela brasileira produzida pela Rede Manchete e exibida entre dezembro de 1990 e outubro de 1991, Paula lança seu segundo CD, “Ana Rayo”, com repertório pop/sertanejo. Este CD consiste realmente numa raridade, um tesouro perdido. Esta é a única obra da cantora da qual não se conhece até o momento nenhum registro do áudio. Quem sabe um dia este "tesouro" seja encontrado e possamos completar a discografia desta maravilhosa cantora que hoje encanta e arrasta multidões por onde passa.

2005 = Canções do Vento Sul

01. Rosa Dourada
02. OK!
03. Meu Eu em Você
04. Sem Você
05. Música e Rodeio
06. Canções do Vento Sul
07. Vagalumes
08. Espaço Sideral (Part. Especial César Menotti & Fabiano)
09. Luz, Paixão e Rodeio
10. Só Penso em Nós
11. Dança Viva
12. Todo Seu
13. Ave Maria Natureza
14. Meu Eu em Você (Bônus)

2007 = Dust in the Wind
01. Dust in The Wind
02. Fallen
03. Iris
04. Ode to My Family
05. Angel
06. One of Us
07. Sweet Water
08. The Boxer
09. Nothing Else Matters
10. Don't
11. Behind Blue Eyes
12. Un Dia Sin Ti

2009 = Pássaro de Fogo
01. Pássaro de Fogo
02. Chuva Chover
03. Meu Eu em Você
04. Sem Você
05. Complicado Demais
06. Espaço Sideral (Part. Especial César Menotti & Fabiano)
07. Apaixonados pela Lua
08. Debaixo do Cacho
09. Dança Menina
10. Sede de Amor
11. Quero Sim
12. Vai
13. Pra Que Inventaram o Amor?
14. Jeito de Mato (Part. Especial Almir Sater)
15. Meu Eu em Você (Acústico)

Curiosidades : "Pássaro de Fogo" é o quinto álbum de estúdio da cantora e compositora Paula Fernandes, lançado em 18 de abril de 2009 pela Universal Music Brasil. O álbum foi um dos mais ouvidos na "Sonora", ficando na frente de artístas como a britânica Adele com o seu álbum "21".

2011 = CD/DVD Ao Vivo
01. Pássaro de Fogo (Acústico)
02. Meu Eu em Você
03. Pra Você
04. Apaixonados Pela Lua
05. Tocando em Frente (Part. Especial Leonardo)
06. Índia (Part. Especial Leonardo)
07. Amargurado/Sem Você/Ainda Ontem Chorei de Saudade
08. Debaixo do Cacho/Apaixonado por Você
09. Complicado Demais
10. Voa
11. Seio de Minas
12. Jeito de Mato
13. Sensações
14. Costumes
15. Quero Sim
16. Quando a Chuva Passar (Part. Especial Marcus Viana)
17. Não Precisa (Part. Especial Victor e Leo)
18. Navegar em Mim
19. Tarde Demais
20. Pra Que Conversar?
21. Isso é Amar Você
22. Pássaro de Fogo (Full Version)

Extras
Man! I Feel Like a Woman
Nem Pensar
Jeito de Mato (Part. Especial Almir Sater)
Making Of

Curiosidades : Chegou a atingir a marca de mais de um milhão e meio no Brasil, de acordo com a ABPD, além de ficar no topo dos 10 mais vendidos no Brasil. Também vendeu 50 mil copias em Portugal, sendo certificado em ouro pela AFP, onde atingiu a primeira posição. Em Portugal, atingiu o topo da tabela musical da Associação Fonográfica Portuguesa. . No dia 10 de dezembro de 2011 foi lançada uma versão deluxe do álbum especialmente para a iTunes Store brasileira contendo 2 faixas bônus (ambas em suas versões de estúdio).


2012 = Meus Encantos

01. Cuidar Mais de Mim
02. Se o Coração Viajar
03. Eu Sem Você
04. Harmonia Do Amor - Part.: Zé Ramalho
05. Céu Vermelho
06. Mineirinha Ferveu
07. Na Contramão
08. Além Da Vida
09. Meus Encantos
10. Nunca Mais Eu E Você
11. Barco De Papel
12. Aos Olhos Do Tempo
13. Versos De Amor
14. Hoy Me Voy - Part.: Juanes
15. Long Live - Part.: Taylor Swift

Curiosidades : O álbum conta com músicas em batida pop/rock e é o terceiro trabalho de Paula Fernandes na Universal Music Brasil.


2013 = EP Um Ser Amor
01. Um ser amor
02. Além da vida
03. Céu Vermelho
04. Apenas flor

Curiosidades : Foram vendidas 100.000 cópias em 14 dias.





2013 = CD/DVD Um Ser Amor (Multishow ao Vivo)


01. Se o Coração Viajar
02. Navegar em Mim
03. Não Precisa
04. Eu Sem Você
05. Não Fui Eu
06. Coração na Contramão - Part.: Zezé Di Camargo & Luciano
07. Mistério do Tempo
08. Sem Você / Amanheceu, Peguei a Viola / Sorriso Mudo
09. Se Liga
10. Mineirinha Ferveu / Nóis Enverga Mais Não Quebra / Debaixo do Cacho
11. Jeito de Mato / Céu Vermelho
12. A Majestade o Sabiá - Part.: Roberta Miranda
13. Cartas no Porão
14. Sensações
15. Quem é
16. Pássaro de Fogo
17. O Que Restou de Nós
18. Um Ser Amor
19. Uma Canção Pra Mim
20. Nunca Mais eu e Você
21. I'm Gonna Getch Good! / Whose Bed Have Your Boots Been Under? / Man! I Feel Like A Woman
22. Long Live - Part.: Taylor Swift
23. Diga
24. Pra Você

Curiosidades : 
*Foi classificado como o DVD mais esperado do ano.
* 2º DVD da Paula Fernandes, gravado ao vivo no HSBC Arena, no RJ, para um público com mais de 10 mil pessoas.
*Pela primeira vez, uma parceria com o canal Multishow.
*8 músicas inéditas, incluindo a música de trabalho: "Não Fui Eu".
*Em 18/10/2013 foi exibido no canal Multishow.
*Alcançou a impressionante marca de 300.000 cópias vendidas em 10 hs, confirmando que Paula Fernandes é a artista que mais vende discos na atualidade.

2014 = CD/DVD Encontros pelo caminho
Com grandes duetos de sucesso de toda a carreira da Paula + duetos inéditos. Incluindo “Não Precisa” com Victor e Leo, “Quando a Chuva Passar” com Marcus Viana, “Criação Divina” com Zezé di Camargo, “Tocando em Frente” com Hebe Camargo, entre outros + duetos inéditos: “You´re Still The One” com Shania Twain, “Depois” com Victor e Leo, “Pegando Lágrimas” com Chitãozinho e Xororó e “Pássaro de Fogo” com Eric Silver. Faixas do DVD: 1. Canção Do Caminho2. Depois – Part. Vitor & Leo3. Caminhoneiro (Gentle On My Mind) – Part. Dominguinhos4. India – Part. Leonardo5. Quando A Chuva Passar – Part. Marcus Viana6. Pegando Lágrimas – Part. Xororó7. Se Tudo Fosse Fácil – Part. Michel Teló8. Criação Divina – Part. Zezé Di Camargo9. Hoy Me Voy – Part. Juanes10. You’re Still The One – Part. Shania Twain11. Não Precisa - Part. Victor & Leo12. Fire Bird (Pássaro De Fogo) – Part.: Eric Silver13. Meu Grito De Amor – Part. Eduardo Costa14. Tristeza Do Jeca – Part. Sergio Reis E Renato Teixeira15. Romaria – Part. Tania Mara16. Tocando Em Frente – Part. Hebe Camargo17. Jeito De Mato – Part. Almir Sater

2015= CD Amanhecer


Foi lançado em 16 de outubro de 2015. O álbum contém 12 composições próprias da cantora incluindo o primeiro single "A Paz Desse Amor".

Para Paula Fernandes "Amanhecer" mostra uma Paula mais madura, a sonoridade do disco é nacional, possui referências de diversas regiões do Brasil. Para a Billboard Brasil, a cantora revelou, que é o disco mostra como Paula é uma compositora versátil e livre dos rótulos. Embora possuir uma raiz seja sertaneja, ela se descreve como uma cantora de música universal.


“É meu espírito que pede isso. Eu componho com a minha razão, com minha emoção. Esse processo de uma música mais universal vem dentro de mim. Eu nunca me rotulei e acho que rotular é limitar uma música, independente do gênero"

2016 = DVD Amanhecer


O registro, baseado no CD homônimo foi feito durante dois shows realizados no Citibank Hall, em São Paulo. As gravações foram divididas em três partes, de modo a levar o telespectador a uma viagem que começa à noite, segue pela madrugada e vai até o amanhecer.


Paula sobre o DVD: "A direção é do Raoni Carneiro, reconhecido por trabalhos como Criança Esperança e por assinar projetos de artistas como Capital Inicial, Sandy e Chitãozinho e Xororó. Ele brilhantemente captou toda a essência deste projeto. O figurino, que já levo para os shows de todo o Brasil, é refinado, leve e assinado pelo estilista Eduardo Amarante, da Skazi, marca mineira com trajetória sólida dentro do mercado de moda brasileiro. O cenário, assinado pelo consagrado Zé Carratu, é composto principalmente por paineis de LED, criando uma extensão minha dentro do palco, projetando diversas imagens que se relacionam com os três blocos do show."

Faixas:

01. Pronta pra você
02. Não precisa
03. Eu vim te ver
04. A paz desse amor
05. Cartas no porão
06. Não fui eu
07. Palavra errada
08. Sensações, com participação especial de Sandy
09. Olhos de céu
10. Passarela do amor
11. Pedaço de chão
12. Desculpe, mas eu vou chorar 
13. Depende da gente
14. Um ser amor / Eu sem você
15. Nuvem de Lágrimas
16. Pra quem sabe sonhar / Esperando na janela / Espumas ao vento
17. De passagem
18. Amanhecer
19. Pra você
20. E eu?
21. Menino Bonito 
22. Piração
23. La paz de este amor, com participação especial de Pablo Lopez
24. Pássaro de fogo

Fonte: Portal Sucesso, adaptado. 

2019 = EP Hora Certa

Verdadeiro retorno da cantora às raízes do seu country romântico, que a revelou para todo o Brasil, gravado em Los Angeles, com o produtor Moogie Canazio.

Faixas: 

01. Hora Certa
02. Sem precisar
03. Nos braços do amor
04. Por nós dois
05. Chão de areia
06. Preciso te amar para viver

Fonte: Portal POP Line, adaptado. 

2019 = DVD Origens


Gravado em Sete Lagoas, cidade da cantora mineira.

Paula sobre o DVD: "Eu acredito que segui no caminho certo! Sempre transitei bem na música contemporânea, mas sem abandonar minhas raízes e o estilo de música que eu realmente acredito. Sinto-me muito à vontade em cantar outros gêneros, mas meu coração é sertanejo. Na minha carreira, ainda tenho muitos sonhos, gostaria de fazer muitas outras parcerias e viajar para lugares novos com minha música, continuo trabalhando para realizar todos eles e continuar sonhando. Esse DVD veio para mostrar toda minha maturidade e nova fase de carreira. Pensei cada detalhe deste novo projeto e poder realizá-lo na minha cidade natal, tendo meus conterrâneos do meu lado, me apoiando, foi maravilhoso. Será uma noite que ficará marcada na minha memória para sempre."

Fonte: Correio Braziliense, adaptado.




Prêmios (incluindo indicações)

*Premiações
Prêmio TIM de música
Prêmio Quem
Capricho Awards 
Melhores do ano
Prêmio Star
Meus Prêmios Nick
Melhor música brasileira de todos os tempos
Prêmio MZOTV

*Categorias
Melhor cantora popular 
Melhor cantora 
Melhor artista sertanejo
Melhor DVD de música
Melhor álbum de música sertaneja
Melhor artista revelação
Cantora favorita
Melhor cantora do ano
Cantora Nacional
Grammy Latino
Troféu Imprensa e Troféu Internet
Movimento country : Melhor cantora, melhor música e melhor clipe. 
Prêmio Multishow : Vencedora de 3 anos consecutivos em categorias de melhor cantora e melhor show.




Ganhadora do Grammy Latino em 2016.



Contato para shows : 
+55 11 96187-4299 
CONTATOPAULAFERNANDES@ACT10N.COM.BR